"Reflexão ao Fim de Tarde" - 1ª Sessão

Responsabilidades Profissionais e Criminais na Segurança na Construção

A sinistralidade no setor da construção civil e obras públicas continua a apresentar elevados índices, quer em número de acidentes, quer na sua gravidade – este é o setor de atividade que apresenta o maior número de acidentes mortais em Portugal.

A legislação que regula a segurança neste setor apresenta alguma desadequação, sendo mesmo omissa em determinadas áreas, como é o caso da definição do exercício da atividade de Coordenação de Segurança e Saúde, associada aos estaleiros temporários ou móveis, situações essas que possuem certamente relevo na manutenção da elevada sinistralidade nas obras.

No entanto, a par do processo de revisão dessa legislação – matéria que a OET colocou novamente na ordem do dia, nomeadamente com a campanha O Resgate da Engenharia – importa que os múltiplos intervenientes no processo da construção, em especial na gestão da sua segurança, se mantenham conscientes e informados sobre as responsabilidades profissionais e criminais associadas à segurança nos estaleiros de construção.

É com o objetivo de apresentar e debater aspetos da responsabilidade dos Engenheiros Técnicos, bem como ferramentas de gestão da segurança, que a OET, através do seu Colégio de Engenharia de Segurança e da Secção Regional do Sul, irá promover a realização da 1ª Sessão da denominada "Reflexão de Fim de Tarde", subordinada ao tema "Responsabilidades Profissionais e Criminais na Segurança na Construção", cujo programa pode consultar.

A sessão irá decorrer nas instalações da sede nacional da OET, no auditório Ferreira da Costa, em Lisboa, no próximo dia 29 de janeiro pelas 17H30.

A participação é gratuita, aberta a todos os interessados, mas sujeita a inscrição. A inscrição poderá ser realizada através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando os seguintes dados: nome completo, número de membro (no caso de ser membro da OET), contato telefónico e endereço de e-mail.



© OET - Secção Regional do Sul